Alcidir Mazutti Zanco
Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária).
Possui graduação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Matter Eclesie - IFITEME (2003). Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil (2011). Possui também graduação em Teologia pela Faculdade Jesuita (2006), Pós graduação em Filosofia de Educação (2012), Mestre em Administração - Gestão e Desenvolvimento Regional na linha Gestão organizacional pela UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão. Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE - Campus Marechal Cândido Rondon- PR.
Alexandre Mendonça
Escola de terapias Naturais Biocentrus
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Mestrado em Homeopatia pelo Centro de Ensino Superior de Homeopatia Ibehe.Tem experiência na área de Medicina Veterinária.
Alexandre Siminski
Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC-Curitibanos.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestrado e doutorado em Ciências com área de concentração em Recursos Genéticos Vegetais pela UFSC (2004 - 2009). Atualmente, é professor Associado da UFSC-Curitibanos e atua nos Programas de Pós Graduação Mestrado em Ecossistemas Agrícolas e Naturais e Mestrado Profissional em Perícias Ambientais Criminais. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Florestal, com ênfase em Florestas Nativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Inventário e Manejo de Recursos Naturais, Desenvolvimento Rural, Formações Florestais Secundárias e Silvicultura. Participa dos Grupos de Pesquisa em Manejo e Tecnologia de Recursos Florestais (UFSC), Ecologia de Ecossistemas (UFSC) e Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais (UFSC).
Ana Simone Richter
Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA
Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984). Atualmente é engenheira agrônoma do CENTRO PARANAENSE DE REFERÊNCIA EM AGROECOLOGIA. Tem experiência em Manejo e Conservação de Solos e Agroecologia.
Betina Muelbert
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Laranjeiras do Sul
Professora do curso de Engenharia de Aquicultura e coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (Mestrado) da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus de Laranjeiras do Sul, PR. Coordena o Núcleo de Estudos em Aquicultura com Enfoque Agroecológico (AquaNEA) e atua em projetos de pesquisa e extensão voltados para piscicultura na agricultura familiar e indígena com enfoque agroecológico.
Carlos Eduardo dos Santos
Médico Veterinário - Extensionista Rural - Emater
Mestrando em Ciências Animal pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro; Especialista em Alimentos de Origem Animal pela Unesp - Araçatuba; Professor do Curso de Agronegócio na Fatec Ivaiporã. Responsável Regional pela área de agroindústria na Emater PR.
Carlos Moacir Bonatto
Professor Associado C na Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Professor Associado C na Universidade Estadual de Maringá. Ministra a disciplina de Fisiologia Vegetal para o Curso de Agronomia e Homeopatia em Vegetais para alunos dos cursos de Biologia e Agronomia. Atua como professor nos Cursos de Pós-Graduação em Agronomia ministrando a disciplina de Nutrição e Metabolismo Mineral de Plantas. Atua como Professor Orientador no Programa de Biologia Celular (PBC) e ministra a disciplina Fisiologia do Estresse em Plantas. Atua como Professor/Orientador no Mestrado Profissional em Agroecologia e ministra a disciplina Fisiologia e Homeopatia Vegetal. As linhas de pesquisa que atua são: Metabolismo do Carbono (Fotossíntese e Respiração), Nutrição Mineral e Homeopatia em Plantas.
Daniani Renata de Souza Munhoz
Bolsista Programa Paraná Mais Orgânico
Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cristo Rei (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração.
Dionísio Filipini
Agricultor Capinzal/SC
Produtor de Grãos orgânicos, possui grande experiência em produção de orgânicos, com destaque ao manejo de solos e plantas de cobertura.
Douglas Fernando Kunz
Presidente da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná - BIOLABORE
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), atuando principalmente nos seguintes temas: Adequação Ambiental de Propriedades Rurais e Gestão Ambiental em Microbacias Hidrográficas. De 2008 até o presente momento atuo na Assistência e Extensão Rural - ATER pela Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná - BIOLABORE, na assessoria a agricultura familiar e orgânica. Onde também atuo na área de Licenciamento Ambiental de Propriedades Rurais e suas respectivas atividades agrícolas.
Edevilson Vieira
Agricultor
Coordenador do Laboratório de Homeopatia do Assentamento 8 de Junho.
Ednaldo Michellon
Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp e pela Universidade da Califórnia; Mestre em Economia pela UEM; e, Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador dos Projetos: Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP), REDIfeira e Projeto de Extensão Rural. Miembro Investigador del Grupo Internacional de Investigación "Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios en la Unión Europea y Latinoamérica" de la Universidad de Alicante, Espanha.
Eduardo Silva
Extensionista rural no Instituto Paranaense de assistência técnica e extensão rural - EMATER PR
Município de Nova Laranjeiras
Edvan Nilson de Almeida
Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná - BIOLABORE
Possui formação na área de Agronomia com ênfase em Agroecologia, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2014)
Eliana Maria Lopes
Instituto de Educação e Sustentabilidade Pedra da Mata- Santa Tereza do Oeste - PR.
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1993) e em Psicologia na Univel (2017). Curso de agrofloresta, permacultura e educação.
Emerson Fey
Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Ensaio de Máquinas e Implementos Agrícolas e Sistemas de preparo do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de mecanismos sulcadores para semeadura de soja e milho em sistema plantio, sistemas de preparo do solo e adubos verdes na cultura da mandioca, tecnologia de distribuição de fertilizantes e corretivos, perdas na colheita de grãos, entre outras.
Ernestina Izumi Muraoka
Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Unidade Municipal de Urai.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1988) e especialização em Agricultura Biologia Dinâmica pela Universidade de Uberaba(2007). Atualmente é Engenheira Agrônoma do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural. Tem experiência na área de olericultura orgânica.
Evandro Massulo Richter
Centro Paranaense de Referência em Agroecologia - CPRA
Possui graduação em Medicina veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Atualmente é Extensionista Municipal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná e Coordenador de Produção e Bem Estar Animal do CENTRO PARANAENSE DE REFERÊNCIA EM AGROECOLOGIA. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva
Frédéric Loïc Michel Marie Goulet
Pesquisador titular do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD, França)
Possui graduação como Engenheiro agrônomo pela Ecole Supérieure dAgriculture de Angers -França (2002), graduação com especialização como Engenheiro em agronomia tropical pelo Centre Nacional d?Etudes Agronomiques des Régions Chaudes de Montpellier -França (2004), Mestrado em Ciências Sociais , opção sociologia do Master ESSOR pela Université de Toulouse II - Le Mirail (2005) e doutorado em sociologia industrial pela Université Pierre Mendès-France - Grenoble II (2008). Obteve em 2016 a Habilitation à Diriger des Recherches em sociologia, pela Universidade Paris Est. Atualmente é Pesquisador titular do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD, França) na Unidade Mista de Pesquisa ?Innovation? (Inovação). E pesquisador visitante no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária ? INTA na Argentina em Buenos Aires (Instituto de Economia e Sociologia Rural) desde julho de 2013. E também membro do Laboratório internacional Agriterris (França, Brasil, Argentina) e pesquisador associado na Unidade Mista de Pesquisa LISIS (Laboratório Interdisciplinario ?Sciences, Innovation et Société, INRA-CNRS-UPEM). E membro do corpo editorial da Revista de Investigaciones Agropecuarias do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuaria e da Revue dAnthropologie des connaissances; é Revisor de periódicos em sociologia e antropologia, sociologia rural e sociologia das ciências e da tecnologia. Tem experiência de 12 anos na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, Sociologia da inovação, Sociologia do conhecimento, Sociologia das ciências e da tecnologia.
Gisele Fernanda Mouro
Doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Professora da área de Recursos Naturais do Instituto Federal do Paraná, com exercício no Câmpus Ivaiporã. Tem experiência na área de Produção Animal Sustentável, com ênfase em Gado Leiteiro e em Agroindústria Familiar, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Dedica-se à atividades de ensino, pesquisa e extensão, aos seguintes temas: desenvolvimento rural sustentável, práticas sustentáveis para a produção animal, transição agroecológica e educação
Gloria Verónica Sammartino
Universidade de Buenos Aires - Argentina
Doutora pela Universidade de Buenos Aires, área de Antropologia. Defesa de Tese de Doutorado, Faculdade de Filosofia e Letras. UBA: "Os significados da comida andina local na Quebrada de Humahuaca. Uma abordagem antropológica."
Professora Titular do tema Socioantropologia do Curso de Nutrição; professora da Disciplina de Soberania Alimentar, diretor do Centro de Pesquisa em Problemas Alimentares de Alimentos (CISPAN) da Faculdade de Nutrição da Faculdade de Medicina. Universidade de Buenos Aires.
Participação em vários projetos de pesquisa relacionados a questões alimentares a partir de abordagens que integram os aspectos socioculturais dos alimentos. Alguns desses projetos estão ligados à área da saúde, como aqueles ligados a ambientes obesogênicos e à desnutrição. No âmbito desses projetos, destacam-se aqueles realizados na zona andina da Argentina, com foco em alimentos produzidos por agricultores voltados para o autoconsumo. Diretora do Projeto de Extensão Universitária "Nutrição e Agroecologia" da Universidade de Buenos Aires.
Dentre as publicações focadas no tema, destacam-se aquelas referentes aos aspectos socioculturais da alimentação, especialmente relacionados aos alimentos que emergem da esfera do autoconsumo.
Igor Graciano
Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios - NEAT
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (2012), especialização em Agroecologia e Educação do Campo pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015) e mestrado em agronomia pela UENP (2018). Atualmente é extensionista do programa Paraná Mais Orgânico pelo NEAT, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura orgânica na região norte Pioneiro do estado.
Islândia Bezerra da Costa
Professora do Departamento de Nutrição da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição/PPGAN Área de Concentração em Segurança Alimentar e Nutricional. Atua como Educadora voluntária na Escola Latino Americana de Agroecologia-ELAA, no Assentamento do Contestado na Lapa/PR. Possui Doutorado em Ciências Sociais/PPGCS-UFRN. Pós-doutorado em Ciências e Desenvolvimento Regional na Universidade Autónoma de Chapingo/UACh - México. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão com ênfase na relação produção-consumo de alimentos: agricultura familiar, camponesa e agroecológica, políticas públicas de aquisição de alimentos (como o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar) e, consumo alimentar de famílias rurais. É Membro do Fórum Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/FESSAN/PR e Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA
Jacimar Luis de Souza
Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER.
Bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1982), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1985) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2006), concentração em Agroecologia. Atualmente é pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de cultivares de hortaliças, sistemas de ciclagem de matéria orgânica, compostagem orgânica, manejo orgânico de culturas, estudos de solos em sistema orgânico, avaliações econômicas e energéticas de cultivos orgânicos. Publicação total de 256 trabalhos técnico-científicos. Autor dos livros: Agricultura Orgânica - tecnologias para a produção de alimentos saudáveis, vol. 1 (1998), vol. 2 (2005) e vol. 3 (2015); 5 video-cursos sobre cultivo orgânico de hortaliças (1999 a 2002); Autor dos Livros: Manual de Horticultura orgânica, 1ª ed. (2003), 2ª ed. (2006) e 3ª ed. (2014), livro este de destaque nacional sendo utilizado como livro texto na maioria das escolas técnicas agrícolas de segundo grau e profissionalizante, e em muitas universidades de agronomia do país. Autor do livro (Documento técnico) sobre "Conhecimentos tecnológicos para o cultivo orgânico de hortaliças, milho e feijão: 20 anos de investigação científica", publicado em 2011. Autor da Cartilha: "Agroecologia e Agricultura orgânica - princípios, técnicas e práticas" publicada em janeiro de 2012. Ganhador do Prêmio Tião Sá de pesquisa ecológica 1996; Prêmio Ecologia 2006 (2º lugar), Prêmio Ecologia 2007 (1º lugar); Prêmio Tião Sá 2008 (3º lugar); Prêmio ABH 2009; Prêmio Tião Sá 2010 (2º lugar); Distinção de 2 trabalhos entre os 12 destaques nacionais publicados no 50º Congresso Brasileiro de Olericultura em 2010; Ganhador do Prêmio Celso Furtado, edição 2014, concedido pelo Ministério da integração Nacional, na categoria Projetos Inovadores, com o projeto de pesquisa ?Desenvolvimento integrado de tecnologias e indicadores agroambientais para a produção de alimentos orgânicos no Espírito Santo?. Premiação como melhor projeto de pesquisa de instituições públicas do Estado do Espírito Santo, denominado: ?Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper Centro-Serrano?.concedido pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia - CONCITEC, na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2016. Tem contribuído com conferências e palestras, além de atuar como instrutor, ministrando cursos na área de agroecologia em todo o Brasil, com foco em sistemas orgânicos de produção de hortaliças e frutas. Têm relevante contribuição na formação de recursos humanos neste setor, tendo capacitado até o ano de 2018, por meio dos 85 cursos ministrados, aproximadamente: 1.850 técnicos (extensionistas, pesquisadores das instituições estaduais e Embrapa, professores de nível médio e superior, gestores do Sebrae, entre outros), 2.100 agricultores e 1.200 alunos do ensino médio e superior, em diversos estados brasileiros e no Uruguai. Por meio de suas 88 conferências e palestras já divulgou o tema da agroecologia, agricultura orgânica e técnicas correlatas para mais de 8.000 profissionais e estudantes. O desenvolvimento tecnológico e o crescimento da agricultura orgânica brasileira estão significativamente influenciados pelos trabalhos do pesquisador.
Jhony Alex Luckmann
Coordenador do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA, Núcleo Verê.
Tecnólogo em Horticultura formado pela UTFPR- Campus Dois Vizinhos. Especialização em Homeopatia Animal e Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa. Técnico em Agropecuária formado pelo CEEP-Sudoeste, de Francisco Beltrão. Atualmente atua na área de Extensão e Assistência Técnica em Horticultura, com ênfase no acompanhamento da produção orgânica, em planejamento, comercialização, certificação orgânica, educação ambiental, execução e acompanhamento de projetos de pesquisa na área de agroecologia.
José Ozinaldo Alves de Sena
Atualmente é professor associado c da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) [Esalq] pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998) e doutorado em Doutorado Sanduiche - University of Tübingen (1998). Atualmente é professor associado c da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agricultura familiar, agricultura orgânica, sustentabilidade e sistemas de produção agroecológicos.É coordenador do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (NADS) e Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica (CVT/PR) e, também, do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Mestrado Profissional (PROFAGROEC). É representante da UEM na Câmara Setorial de Agroecologia do Paraná e na Comissão de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura (CPORg-PR). José Renato Stangarlin
José Renato Stangarlin
Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1992), mestrado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1995) e doutorado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foi Diretor do Centro de Ciências Agrárias (gestão 2008-2011), e Diretor Geral de campus, em exercício. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia e Bioquímica do Parasitismo, atuando principalmente nos seguintes temas: controle alternativo de doenças de plantas, plantas medicinais, indução de resistência, atividade antimicrobiana, fisiologia do parasitismo e homeopatia na agricultura. É líder do grupo de pesquisa Controles Biológico e Alternativo em Fitossanidade - COBALFI, Editor-Chefe da revista Scientia Agraria Paranaensis (2010 a 2018), Editor-Associado da Revista Brasileira de Ciências Agrárias e da revista Arquivos do Instituto Biológico, e membro do Comitê da Área de Ciências Agrárias da Fundação Araucária.
Karina Gonçalves David
Agricultora
Agricultora em Campo Largo, na região metropolitana da cidade de Curitiba/Brasil. Desde 2014, cultiva alimentos em sistema agroflorestal sintrópico, comercializa seus produtos meu ma feira agroecologica semanal em Curitiba todos os sábados, participando da Rede Ecovida, organização de SPG desde 2014. Coordenadora do Núcleo Mauricio Burmester do Amaral, da REDE ECOVIDA, o maior núcleo desta SPG, coordenando mais de 500 agricultores familiares da região, atuando no processo organizativo da SPG, assim como no processo de formação dos agricultores nos temas Agroecologia, Agrofloresta, SPG, Gênero, Juventude, Economia Solidária, entre outros correlacionados. Diretora Financeira da AOPA, Associação para o desenvolvimento da Agroecologia, dirigindo a associação juntamente com mais seis mulheres, e, atuando nas dimensões da articulação política e social. Karina é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com passagem pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), trabalhou com prestação de serviços ambientais, analise de dados, e posteriormente, se aprofundou na agroecologia, na produção agroflorestal e nos sistemas participativos de garantia de produção orgânica. Com fluência em Inglês, Espanhole Francês, consegue facilmente se comunicar com muitos povos e culturas. É uma das antenas do sul do Brasil do Fórum Brasileiro de SPG´s.
Lucas Guerino da Silva
Bolsista Programa Paraná Mais Orgânico
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unicesumar, com experiência em suporte técnico, software livre, design gráfico, gestão da informação e de projetos. Principais áreas de interesse são gestão da informação, projetos, processos e design.
Luiza Morelli Damigo
Acadêmica do curso de Agroecologia, Universidade Federal do Paraná - UFPR campus Matinhos
Marcelo de Figueiredo e Silva
Médico Veterinário - Consultoria e Gestão em Pecuária Leiteira
Formação acadêmica Médico Veterinário pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde - Centro de Ensino Superior de Valença (RJ)
Marcelo Ribeiro Romano
Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Em 2010 entrou para o quadro de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, área de sistemas de produção sustentáveis, e, desde 2013, está no Mato Grosso com a finalidade de pesquisar fruteiras em sistemas integrados de produção, numa parceria institucional entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Embrapa Agrossilvipastoril. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1992, ingressou na pós-graduação em 1999 na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / USP, onde obteve o título de mestre em Ciências, área de concentração Fisiologia e Bioquímica de Plantas, em 2002, e título de doutor em Agronomia, área de concentração Fitotecnia, em 2005. Acumulou experiência na extensão rural pública (1993-1999) e no ensino superior (2003 - 2010). Em 2010 entrou para o quadro de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, área de sistemas de produção sustentáveis, e, desde 2013, está no Mato Grosso com a finalidade de pesquisar fruteiras em sistemas integrados de produção, numa parceria institucional entre a Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Embrapa Agrossilvipastoril.
Marcia Neves Guelber Sales
Pesquisadora aposentada do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER
Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1985), possui mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e em Agroecologia, pela Universidad Internacional de Andalucía (2009). É doutora em Agroecologia pela Universidad de Córdoba, Espanha (2012). Exerceu a função de pesquisadora no Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de 1996 a 2017, atuando em projetos de Pesquisa, Produção de Inovações e Desenvolvimento em Agroecologia. Atua como pesquisadora colaboradora em projetos institucionais e presta serviços de assessoria e consultoria nos seguintes temas: avicultura agroecológica, criação de aves caipiras, integração animal-vegetal, sistemas de permacultura para a criação de aves, instalações móveis, produção orgânica de aves, etologia, produção a pequena escala, diagnósticos de sistemas de produção da agricultura familiar, metodologias de pesquisa participativa e bioconstrução.
Marcia Vargas Toledo
Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, área de concentração Produção Vegetal, linha de pesquisa Fitossanidade e Controle Alternativo. É extensionista municipal do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em agroecologia, controle alternativo e homeopatia.
Marcos Roberto Santos
Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER
Extensionista do Emater no Município de Cerro Azul.
Marcos André Collet
Instituto Maytenus para Desenvolvimento da Agricultura.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1991). Atualmente é Profissional Autônomo da Associação Norte Paranaense de Estudos em Fruticultura (ANPEF). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura.
Maria Izabel Radomski
Pesquisadora da Embrapa Florestas
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Fitotecnia pela UNESP de Botucatu (2006). Pesquisadora da Embrapa Florestas desde 2008 atuando na área de Sistemas Agroflorestais. Tem experiência nas áreas de Agronomia, Recursos Florestais e Agricultura Familiar. Suas pesquisas em Sistemas Agroflorestais, enfatizam o uso de espécies nativas, madeireiras e não-madeireiras (erva-mate, frutíferas, medicinais, aromáticas e condimentares) visando a geração e diversificação de renda, restauração e conservação ambiental.
Maria Teresinha Ritzmann
Assessora para Projetos Especiais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional - FUNDEPAR
Possui graduação em Administração pela Fundação Faculdade Municipal de Administração e Ciências Econômicas (1990), Especialização em História: História e Sociedade pela UEPG (1991) e Especialização em Administração Empresarial pela UFPR (1992). Tem experiência em gestão pública e de organizações não governamentais, atuando principalmente junto à agricultura familiar, através da agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, educação, gestão socioambiental e planejamento de políticas públicas.
Maximiliane Alavarse Zambom
Atualmente é professor adjunto do departamento de Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de ruminantes, bovinos leiteiros e caprinos.
Miguel Angelo Perondi
Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil) desde 1994.
Engenheiro Agrônomo (UFPR), Mestre em Administração (UFLA) e Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Pesquisador visitante do Institute of Development Studies (IDS) da University of Sussex (UK) em 2006. Bolsista produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR entre 2013/15. Pós-doutorando no Department of Economics at University of California, Riverside, entre agosto de 2016 e julho de 2017. Editor chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural da SOBER no mandato 2017/19 - revista com qualis A2 na CAPES nas áreas de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional/Demografia e Sociologia. Interesse nos temas: mercantilização, diversificação do meio de vida rural, agricultura familiar, construção social do mercado, políticas públicas.
Milton Parron Padovan
Pesquisador A da Embrapa Agropecuária Oeste
Graduado em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado em Agroecologia, com ênfase em Sistemas Agroflorestais, pela Universidade Federal de Viçosa (2012). A maior experiência concentra na área de Agroecologia, atuando na Pesquisa Agropecuária, Extensão Rural, Docência e Consultoria. Autor de 3 livros; editor de 6 livros; autor de 16 capítulos de livros; autor de mais de 115 trabalhos publicados em revistas científicas e mais de 150 artigos e resumos expandidos publicados em anais de eventos técnico-científicos. Orientou dezenas de estudantes em nível médio, graduação e pós-graduação; atuou na docência em diversos cursos, compreendendo: graduações e pós-graduações (especializações e mestrados); ministrou centenas de palestras e dezenas de cursos. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Agropecuária Oeste, na área de Agroecologia, e professor efetivo no Mestrado em Biologia Geral, com ênfase em Bioprospecção), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste. Desenvolve estudos e outras ações envolvendo sistemas agroflorestais biodiversos, adubação verde, arranjos de produção de base agroecológica e serviços ambientais. É coordenador técnico do - AgroecoWeb Process -, que é um grande PROJETO PESSOAL de cunho social e humanístico, por meio do qual compartilham-se informações e conhecimentos agroecológicos via internet, por meio de canais das redes sociais (Facebook, YouTube, Home Page, Instagran, entre outros), com intuito de despertar, conscientizar e formar pessoas em Agroecologia.
Paulo Henrique Lizarelli
Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER
Possui graduação em Engenharia Agronômica pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - SP (1986). Atualmente está exercendo a função de coordenador estadual da Área de Agroecologia do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, agroecossistemas, sustentabilidade e transição agroecológica.
Pedro Ivan Christoffoli
Professor do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (UFFS) e Desenvolvimento Territorial da América Latina (UNESP).
Eng. Agrônomo (UFSC 1986), Especialista em Cooperativismo (UNISINOS 1996), mestre em Administração (UFPR 2000) e doutor em Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Brasília 2009). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul. Membro do Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP/UFFS). Pesquisa os seguintes temas: reforma agrária, desenvolvimento territorial, agroecologia, e economia solidária.
Rafael Granzioli Caldas
Bolsista de extensão do CNPQ, atuando como Engenheiro agrônomo do NADS - Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável da UEM
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia.
Rita de Cassia Goltz
Agricultora
Trabalha na Chácara Thayce Frutas e Verduras Orgânicas, Castro- Paraná. Atualmente faz parte da Rede Ecovida de Agroecologia.
Rogério Barbosa Macedo
Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/Campus Luiz Meneghel
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2004) e doutorado em Agronomia (Desenvolvimento Rural Sustentável) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2008). Foi Diretor de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações e Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. DESDE 1991, é professor da UENP/Campus Luiz Meneghel nas disciplinas Desenvolvimento Agrário, Agronegócio e Comércio Exterior e Economia Rural. Atualmente, coordena o NEAT - Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios, realizando ações de pesquisa e de extensão com agricultores familiares, estudantes e agentes de ATER do Norte Pioneiro do Paraná, como o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando nos seguintes temas: projetos político-pedagógicos em Ciências Agrárias, formação de saberes profissionais, educação do campo, agricultura familiar, desenvolvimento territorial, agroecologia e certificação de produtos orgânicos.
Selmiro Finkler
Agricultor
Presidente da Copercam, Agrofloresteiro, Assentado da reforma agrária no município de Ramilândia.
Sergio Angheben
Gestor do Programa Desenvolvimento Rural Sustentável da Itaipu Binacional.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / USP- Universidade de São Paulo (1987). Tem experiência na área de Assistência Técnica e Extensão Rural, com ênfase em Agricultura Orgânica/Agroecologia.
Tadeu Roque de Cristo Junior
Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, BIOLABORE
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente cursa Mestrado em Agroecologia pelo Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Agroecologia, Sistemas de Criação Animal com base em Agroecologia e Apicultura.
Valdemar Arl
Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural - ASSESOAR
Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (1988), Especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (CCA- USFC 2020), Administração Rural (ESAL - MG, 1994) e mestrado em Master oficial en Agroecologia pela Universidade Internacional de Andalucia (Espanha - 2009), e Doutorado na Universidade de Córdoba (Espanha). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, desenvolvimento sustentável, Educação Popular e Metodologia do Trabalho Popular-Educação Ambiental e Educação do Campo.
Vera Lucia Marcondes
Pedagoga, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1999). Especialista em Estudos Latino Americano, pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG(2005), e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Osvaldo Cruz - RJ, em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais(2012). Mestrado em Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Unioeste (2017). Possui experiência profissional na coordenação pedagógica de escolas, gestão de projetos sociais e desenvolvimento de trabalhos com grupos de mulheres e jovens, em organização comunitária e no desenvolvimento de projetos nas áreas de educação, e assistência técnica social, atuando na execução de trabalhos com gênero, geração, saneamento básico e saúde. Atualmente é professora efetiva na rede pública municipal de Cascavel, ministrando aulas de língua espanhola para os anos iniciais do ensino fundamental.
Vilmar Valdemar Saar
Coordenador do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA, Núcleo Marechal Cândido Rondon
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), graduação em Licenciatura Em Educação Cristã pelo Instituto Superior de Catequese e Estudos Teológicos (1983) e especialização em Filosofia Latino-Americana pelo Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1993). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural.